segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

              Gostinho de Moda em Antiguidade Oriental: Egito 

O Antigo Egito é a civilização que se desenvolveu às margens do rio Nilo no nordeste do continente africano. O rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios; era utilizado como via de transporte de mercadorias e pessoas, para consumo de água, pesca e fertilização das margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura. o clima também era muito quente, no entanto suas roupas eram bem sucintas.
Nesta civilização, como em diversas outras, as roupas funcionaram como diferenciador social e ganhavam a conotação de distinção de classes. 



Os nobres e a parcela mais privilegiada tinham vestes e complementos mais opulentos, enquanto que os menos favorecidos com frequência andavam nus. Esta civilização destacou-se muito nas áreas de ciências e desenvolveu conhecimentos importantes na área da matemática, medicina e astrologia. Estes conhecimentos foram usados na construção de pirâmides e templos; nos procedimentos de mumificação.



As pirâmides tinham um grande significado simbólico: sua forma representava os raios de sol inclinando-se sobre a terra e eram consideradas uma espécie de “escada Celestial” para a alma do faraó. 
Ao longo de aproximadamente 3.000 anos a indumentária egípcia permaneceu praticamente sem alterações, e só vamos ver mudanças significativas a partir das invasões de outros povos em seu território, gerando uma influência de novos costumes, destaca-se em especial a influência romana. 
O traje característico da indumentária egípcia era o Chanti, uma espécie de tanga masculina, e o Kalasiris, uma túnica longa que era usada tanto por homens quanto por mulheres.

Chanti

Kalasiris


De modo geral eram usados bem próximos ao corpo, a cor mais usada era o branco e o tecido mais comum era o linho seguido do algodão. Os egípcios não usavam a fibra animal natural, uma vez que essa era considerada impura e proibida pela religião. Era comum raspar as cabeças evitando piolhos (uma praga local) e usar perucas feitas de cabelo natural ou de fibras vegetais como linho e palmeira.
Em relação aos adornos eram comuns brincos, braceletes, colares. Para os mais nobres, o colar peitoral era muito usado, feito com pedras, metais preciosos e contas de vidro coloridas. 



Nos pés, usava se sandálias feitas de palha trançada, embora também fosse hábito andar de pés descalços.

O faraó tinha um aparato especial para sua ostentação. Usava barba postiça de cerâmica e raspava todos os pelos do corpo e o cabelo. Na cabeça usava o Claft, que era um pedaço de tecido amarrado, cujas laterais emolduravam lhe a face e tinha também o habito de pintar o contorno dos olhos para lhe dar maior destaque.



Elizabeth Taylor Cleópatra- Imagens












Nenhum comentário:

Postar um comentário